A origem da Divisão de Processamento de Materiais Cerâmicos disposta no conjunto de atividades do CERMAT, Núcleo de Pesquisa em Materiais Cerâmicos e Compósitos do Departamento de Eng. Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina remonta sua origem em 1991, quando se iniciou, no âmbito da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, um programa de formação de recursos humanos, mestres e doutores, na área de cerâmica, voltado à pesquisa científica e tecnológica. Com a criação em 1995 do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT), com base na filosofia interdisciplinar, houve uma ampliação do espectro de conhecimento e atuação em cerâmica, pelo envolvimento de professores e pesquisadores de outras áreas de Engenharia (Química e Civil), da Química e da Física. Posteriormente, foram desencadeadas iniciativas de integração com as Ciências da Saúde e Biológicas, resultando na criação de uma nova área de pesquisa, a de Biomateriais, intensificada nos últimos anos. As atividades de pesquisa em cerâmica de alta performance e compósitos foram concentradas basicamente no Núcleo de Pesquisas em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CERMAT) do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC. As unidades de pesquisa da UFSC em Materiais de Engenharia, concentradas no LABMAT/EMC e LABMAC/EQA, integram atualmente laboratórios de propriedades mecânicas, laboratório de microscopia ótica e eletrônica, preparação de amostras, análise química, análise térmica, reologia e processamento de materiais particulados.

Os principais equipamentos disponíveis incluem, maquinas universais de ensaios mecânicos para ensaios estáticos e dinâmicos, sistema de análise térmica Netzsch (DTA, TG e DSC), dilatômetro (1600ºC), durômetros diversos, microdurômetro Shimadzu, porosímetro de mercúrio, fornos tubulares de sinterização, microscópios óticos, forno para sinterização de metal duro (1400°C) com atmosfera controlada, sistemas de processamento de dados com microcomputadores e periféricos, prensas para compactação de pós, analisador de imagens acoplados aos microscópios eletrônico e ótico, moinhos, viscosímetro Haake VT550, analisador de potencial Brookhaven Zetaplus, equipamento para colagem de fitas (tape casting), unidade de fabricação tridimensional por impressão 3D-Printer, Z402, Z-Corp Inc.), impregnadora de esponjas para réplica em cerâmica, entre outros. O Núcleo vem há vários anos desenvolvendo pesquisa e inovação em materiais cerâmicos tradicionais e de alto desempenho, metalurgia do pó e materiais compósitos, sendo que recentemente dada

AoUYEO0B3yZF14QJmE-Twf6tRlNMwnbJx_i-Fro1PdQE

a importância e demanda da área, vem alocando esforços em compósitos de matrizes cerâmicas e poliméricas. A equipe de pesquisadores tem ao longo dos últimos dez anos atuado intensivamente como coordenadores e/ou pesquisadores de projetos científicos e tecnológicos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão universitária a nível nacional e internacional na área de materiais cerâmicos e compósitos, sendo todos os seus integrantes pesquisadores de produtividade em pesquisa (PQ) do CNPq. Ao longo de sua trajetória, os professores associados ao CERMAT orientaram mais de 36 teses de doutorado, 95 dissertações de mestrado e 77 trabalhos de conclusão de cursos de graduação. Publicaram mais de 288 trabalhos completos em anais de congressos e mais de 323 artigos científicos e tecnológicos em periódicos e revistas especializadas, com 13 patentes obtidas.